Faculdade e suas indecidões

06:48

Colegial acabou e agora tá na hora de decidir o futuro? 


Olá minha gente, tudo bom? Já fiz um post aqui falando um pouquinho sobre o meu curso de Design de Interiores, mas hoje vim tratar sobre a vida universitária em geral, ou melhor, sobre a pré vida universitária. Tem muitos mitos e medos que nos cercam na hora de escolher uma faculdade, uma profissão; é a hora que a indecisão bate com tudo na cabeça e você nunca sabe quem ouvir e o que seguir não é mesmo? Já passei por isso e então decidi fazer um post esclarecendo algumas coisas e dando dicas pra quem está nessa fase. 

Foto retirada do Pinterest

1) Último ano de escola, e agora? Sim, o desespero bate muito no último ano, eu sei, sempre rola aquele nervosismo por conta da formatura mas os vestibulares nos fazem pirar! Tem aqueles que já entram decididos do que vão fazer e persistem naquela ideia até o fim, mas tem outros - como eu - que são perdidos. A minha dica é: vá com calma. Antes de tudo, comece a reparar qual a área que mais se encaixa, humanas, biológicas ou exatas. Depois comece a pensar dentro dessa área o que te agrada mais? Em humanas você gosta mais de linguagens ou filosofia, por exemplo? Já descobriu? Só então comece a procurar por cursos, e a melhor coisa que se pode fazer é estudar TODAS as possibilidades. Leia bastante sobre diferentes profissões, assista vídeos, se imagine fazendo isso. Um site que me ajudou muito e acredito que seja ótimo nessa parte da pesquisa é o Guia do Estudante
2) Esteja aberto a mudanças. Isso é super clichê, mas é a pura verdade. Eu sai do colegial aprovada em História, tinha convicção naquilo, mas em pouco tempo de curso percebi que realmente não era pra mim e decidi parar. Meu mundo caiu, pois eu não estava aberta a mudanças, foi difícil e até eu entender que nem sempre a gente acerta, dei muito murro em ponta de faca. Por isso eu digo com toda a certeza, não gostar da primeira escolha é totalmente normal e entendível. Só tenha coragem de admitir para os outros e para você mesmo que errou e quer começar de novo.
3) Decidir minha vida em um ano? É disso que muita gente tem medo e eu também tinha. Pois tem toda aquela pressão de que você tem que decidir sua vida no último ano de colégio, para logo depois já sair fazendo um outro curso. E sabe o que eu acho disso? A maior besteira! Digo mais, se você tiver a oportunidade de fazer algo depois da escola para só então depois começar a faculdade, faça! Esse algo que eu digo é um intercambio, ou até mesmo um serviço que ocupe bastante seu tempo. Tudo isso pode te ajudar a se direcionar ainda mais e vai ajudar a tirar toda a pressão que colocaram sobre você. Esqueça essa coisa de um ano, você pode decidir em 2, 3, 4, 5, o tempo que você quiser.
4) Tá Ana, mas faculdade? Temos que aceitar a verdade, faculdade não é a única opção hoje em dia. Tem muita pessoas que constroem uma carreira e vivem bem por terem feito concursos ou construído algo próprio. São opções que podem ser levadas em consideração também, nem todo mundo sente vontade de fazer uma faculdade, as vezes se interessam mais em cargos públicos. Mas o importante mesmo é nunca parar de estudar e sempre aprender coisas novas, porque isso sim é que faz a real diferença. 
Bom, eu poderia e até queria colocar mais tópicos, mas o post ficaria muito grande. Se tiver algo relacionado a faculdade e coisas desse tipo que vocês queiram ver por aqui só deixar nos comentários. Até o próximo gente. É nóis!

Me ache por ai: Pinterest, Twitter, Tumblr.

You Might Also Like

0 comentários

Posts Populares

Like us on Facebook