Transporte público na Nova Zelândia
07:56Vem ver o que eu achei do transporte público daqui
A Nova Zelândia tem se tornado cada vez mais um destino bem comum para brasileiros (sei que não só Brasileiros, mas enfim), e tem muita gente que sempre procura os transportes públicos para usar, até porque fica mais barato né? Usei algumas vezes o transporte público daqui, e decidi fazer um post separado porque sei que pode ser muito útil para algumas pessoas. Vou tentar reunir a minha impressão e algumas informações úteis, ah e sempre lembrando, se tiver algo que eu não disse pode deixar a pergunta que faço de tudo para responder da melhor forma ta? Então vamos lá.
![]() |
A foto do ônibus eu peguei do google |
Ônibus: Bom, vou dizer que preferi o ônibus ao metro/trem. Essa terceira foto é de como estava o ônibus quando pegamos ele, VAZIO, isso porque era perto das 5 da tarde, um horário que geralmente o pessoal estaria saindo do serviço aqui, ah e sem contar que isso era na avenida principal da cidade, ou seja, ta sempre assim, sem ninguém, sobrando espaço pra sentar, super tranquilo. Bom, o ônibus, assim como o metro, é cobrado de acordo com o que você vai andar, aqui tem um valor de acordo com a distância que você vai percorrer, por isso o preço é relativo, mas nada muito caro, é um preço justo pela qualidade do serviço. Então quando você entra é necessário falar para o motorista onde vai descer e então paga pelo serviço. Tem vários pontos, mas ele não para em todos, ou melhor, se tiver gente para descer ele para, do contrário não; tem vários botões "stop" pelo ônibus, então um tempo antes de chegar no ponto onde você vai descer é preciso acionar para o motorista saber que tem que parar, e nada de um pouco antes e um pouco depois do local certo, ele para exatamente no lugar! Tem uma tv lá dentro onde toda hora passa o mapa do local, bem fácil de se localizar. Achei tudo muito bom, bem organizado, limpo, uma boa opção!
![]() |
Essas são as linhas do trem/metro daqui. Clica aqui pra ver a foto ampliada |
Trem/Metro: Chamei de trem/metro porque nem minha Tia soube dizer se é um ou outro. Ele é bem lerdo na verdade, ta mais para trem nesse sentido hahahaha, mas super organizado também. Não tirei nenhuma foto dentro porque esse tinha mais gente e fiquei com vergonha rs, mas mesmo esse "mais gente" era bem vazio, tinha lugares para sentar. Essa primeira foto aqui de cima são todas as linhas do trem, e tem essa imagem dentro do próprio vagão, então também facilita pra se localizar. O ponto final é a Estação de Britomart, que é de frente com a Queens St. (a avenida principal daqui), ou seja, todas as linhas se ligam a ela, e ela se liga a todas as linhas, fácil. Como eu já disse, o valor funciona como o do ônibus, você paga de acordo com o tanto que anda. E esse é feito fora no trem mesmo, nas estações, em uma máquina. Ah, não se preocupe, eles sim param em todas as estações. Uma coisa que achei bem interessante é que você compra, coloca o tanto que vai andar e é tudo meio que feito na base da confiança sabe? Eles acreditam que o que você disse lá é verdade. Dentro do metrô não tem nenhuma fiscalização pra saber se realmente estão certas as informações do seu bilhete, minha tia disse que só as vezes alguém passa conferindo, mas é incrível como tudo funciona bem sem precisar de ninguém "tomando conta". E uma última coisa, nas estações tem uns painéis - como esse da foto - que mostra o horário em que o trem vai chegar, e ele REALMENTE chega aquele horário, incrível rs.
Eu tentei colocar tudo que eu sabia e que eu achei, se tiver alguma dúvida é só deixar que eu responderei com certeza, até mais gente.
0 comentários